sexta-feira, 5 de março de 2010

Chocolate Pode Fazer Parte de uma Alimentação Saudável?


Olá Queridos Leitores!

Estamos chegando perto de um mês muito especial, principalmente para os “chocólatras de plantão”.

E hoje vamos descobrir se é possível inserir o chocolate numa alimentação saudável.

Vilão ou mocinho? tudo depende do bom senso de quem o consome.O chocolate possui propriedades nutritivas,possui vitaminas A,B,C,D e os minerais potássio, sódio, ferro e flúor. Além disso, pode aumentar o nível do hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina, tornando-se eficaz no combate à depressão e à ansiedade. Por isso sugiro que os "chocólatras" tentem conter a ansiedade também com exercícios físicos, que podem diminuir a necessidade do chocolate.

O chocolate amargo é o melhor aliado,pois é feito do cacau puro e sem adição das gorduras do leite contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Além disso, o cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico, o mesmo no azeite de oliva. "As gorduras monoinsaturadas são "gorduras do bem" e devem representar cerca de 10% do valor calórico total da alimentação diária. Elas protegem as artérias, elevam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL)".

Gostaria de resaltar que todos esses benefícios do chocolate amargo não se aplicam ao tradicional e ao branco, devido às gorduras saturadas do leite que são acrescentadas no processo de fabricação. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que as propriedades nutritivas do chocolate não se transformem em inimigas. Isso porque, para diminuir os custos de produção, muitos fabricantes adicionam mais gordura hidrogenada.

Comer chocolate?sim!!!! Mais com moderação.


Nutricionista Suellen Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário